terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CONSELHOS PARA QUANDO FOR PASSEAR O SEU CÃO

O BOM COMPORTAMENTO COMEÇA POR SI

Deve ter em mente que quando sai à rua para o passeio com seu cão, não vai passeá-lo mas sim treinar.

Defina as prioridades: Primeiro o treino depois a brincadeira, quanto tempo vou estar na rua? divida esse tempo entre treino/passeio e diversão.

Postura durante o passeio: Não permita que o cão saia de casa ou volte à sua frente. Se permitir que vá à sua frente ou que ele controle o passeio, está a deixa-lo ser o líder da matilha. Durante o passeio tente que o seu cão vá ao seu lado ou atrás, nunca à frente. Para ganhar a sua atenção fale baixo com ele e sobre coisas que gosta e conhece bem. Se souber que se vai cruzar com outros cães evite o desafio (olhos nos olhos) desvia a atenção do seu cão para outras "coisas" (ex. comida ou brinquedo que deve levar consigo). Se tem um cachorro que ainda não faz as necessidades na rua, quando isso acontecer faça uma grande festa e recompense-o.

Use uma trela curta e coleira: Nunca um peitoral, assim poderá ter mais controle no cão. Coloque a coleira no topo do pescoço para o ajudar a perceber mais facilmente o que lhe é permitido, podendo assim orientar e corrigir o seu cão. Tenha sempre em mente a segurança do seu cão, não são precisos exageros nos puxões da trela, nem manter a trela tensa é solução.

Reserve uns minutos por dia para o seu cão: Os cães tal como os seres humanos, são diurnos e passear pela manhã é o ideal. Pelo menos 15 a 30 minutos por dia seria o ideal. As necessidades específicas de cada cão/raça podem ser diferentes. Consulte o seu veterinário e fique de olho no seu comportamento, para ver se as suas necessidades estão a ser satisfeitas.

Defina um tempo para a brincadeira: Após o período estipulado para o passeio e se correu tudo bem, esteve calmo, controlado e alegre, recompense-o, permitindo-lhe farejar e fazer as suas necessidades (mas não se esqueça de apanhar o que o cão faz!!!!). Decida o tempo e o local onde vai “brincar”. Deve ser sempre inferior ao tempo gasto no passeio.

Mesmo nesta altura deve continuar a “mandar”/liderar o que faz: Quando chegar a casa, a sua postura/liderança não deve terminar. Faça o seu cão esperar pacientemente enquanto lhe retira a coleira ou por exemplo tirar, tirar o seu casaco ....

Partilhe a comida e a água: no final do passeio, não deve permitir que seu cão faça o que lhe apetece, por exemplo, comer ou beber, faça-o sentar e só depois deixe comer ou beber, mas espere que ele esteja calmo e submisso.

Os SEUS passeios devem ser momentos agradáveis e

não de suplício para ambos.

Sem comentários:

Enviar um comentário