segunda-feira, 6 de julho de 2009

Entrevista com o seleccionador Nacional de Agility








Entrevista com o seleccionador Nacional de Agility João de Sá, Presidente do nosso clube








Qual o nivel do agility nacional neste momento?

No total dos praticantes nacionais que terminaram agora o campeonato 2008/9, temos um terço que está ao nivel dos melhores da Europa e que em qualquer parte do Mundo nos representarão dignamente, preocupa-me sim o facto desses praticantes serem dos mais "antigos" praticantes no nosso país e não gente nova a conseguir esses resultados. O problema não será para mim o nivel/qualidade mas sim o numero de praticantes que a meu ver é pequeno e restrito.

Então que precisamos de mudar?

Várias coisas, em primeiro lugar a nossa atitude e mentalidade, como bons Portugueses que somos continuamos a acreditar que sabemos o suficiente e que o vizinho do lado não sabe nada.
Tento no nosso clube, a começar por mim, transmitir a todos os que me rodeiam, que o saber não ocupa lugar, as experiencias dos outros são sempre validas e podem ser sempre aproveitadas e tirados beneficios.

Temos que mudar algumas regras da modalidade. Procurar mais apoios dentro e fora do CPC.

Julgo que temos que fazer tudo para que mais gente veja o agility e assim procure os clubes onde se treina e pratica.
Aqui, tambem a sub-comissão de Agility do CPC tem que ter um papel muito importante na divulgação e apoio à modalidade.

Os Campeões Nacionais de agility tem sido mal aproveitados, eles são a imagem da modalidade junto dos novos interessados, tem que ser mais valorizados e servir como exemplo para todos.

Apesar de sabermos todos que existe um "crise" a nivel global não me parece que as pessoas tenham deixado de ter ou de adquirir o seu "amigo" de 4 patas, julgo é que essa situação os estará a fazer pensar mais nas suas perioridades e nesse caso os nossos "amigos" perdem para muitas outras necessidades de primeira ordem.

Acho tambem que os clubes de treino de cães tem que juntamente com os seus membros encontrar mais maneiras de interessar quem tem cães para a pratica do agility, talvez fazendo mais demonstrações das modalidades que praticamos, pedindo por exemplo apoios as marcas de ração que sendo ou não vendidas nos nossos clubes, são as que mais poderão beneficiar com a nossa existencia.

Por exemplo, temos que levar as modalidades caninas e em especial o agility a todos os locais onde haja muita gente, a prioridade nos "OS CÃOGURUS" já para a próxima epoca será fazermos demonstrações em todos os locais que nos deixarem e pedirem. Alias começaremos logo em Setembro com uma demonstração em Almada.

Todos teremos que dar mais importancia à formação, seja ela feita por portugueses ou estrangeiros, os clubes terão que continuar a apostar na formação e abrir-la a todos os interessados.

Sobre a selecção nacional STD deste ano a sua escolha recaiu sobre os ditos "antigos" da modalidade, porquê?

Na realidade sobre a selecção da Classe STD prefiro ver a "coisa" de outra maneira, os 3 elementos escolhidos são tambem os melhores e os mais experientes e nos ultimos anos tem conseguido excelentes resultados cá e lá fora; se não vejamos, por exemplo o Sergio Sousa, Tri Campeão Nacional, precisa de apresentação a algum nivel, bastaria qualquer seleccionador olhar para os seus resultados a nivel nacional ou internacional que gostaria de o ter a representar o seu país; que dizer do ano fabuloso que o Filipe Vilhena fez com as suas cadelas, Campeão Nacional 2008/9 com a Astra, imaginem o trabalho que dá treinar um cão para chegar ao nivel em que ele está, então agora multipliquem por 3, só tenho uma palavra, fantastico.

O Luis Sousa outro dos mais "antigos" e depois, a sua cadela fez um campeonato impressionante, seria justo deixa-la de fora por troca com um cão mais novo, acho que não, preferi apostar nas suas performances e na experiencia do seu dono, um pequeno aparte; o Luis Sousa foi daqueles que nos ultimos anos mais segurança mostrou a competir a nivel nacional e internacional (mundiais anteriores). Acho e desejo estarmos em setembro ao mais alto nivel no mundial da Austria.

Porquê suplentes?


Por isso mesmo, significa por poderão substituir qualquer elemento da equipa e porque o regulamento permite a sua inscrição. Enquanto for seleccionador não me apanharão de novo na situação que aconteceu o ano passado.

Dizem que não quer levar a equipa da classe midi ao mundial:

Isso é um perfeito disparate, quem me conhece sabe o que tenho lutado ao longo dos anos por esta modalidade no nosso país e por a classe midi em particular, neste caso temos ainda um maior deficite de praticantes e como não tenho por principio de vida fazer favores a ninguem sem haver uma justificação/motivo forte, por outras palavras, vai ao mundial quem eu entendo serem os melhores na classe midi e o terem demonstrado durante os ultimos anos. A minha escolha recaiu sobre o João Ferreira - Hugo Santos e Francisco Miranda, qualquer um deles já com varios anos na modalidade, com os cães mais rapidos da classe e pessoalmente acho que se tudo correr bem por equipas poderão conseguir uma excelente classificação, vamos ver.

Existe um "MAS" nesta selecção que é não havendo equipa não há representação nacional da classe midi.

É, na verdade esse problema existiu na minha cabeça na altura em que defeni os meus critérios para fazer a escolha das duas selecções, mas rapidamente foi ultrapassado, entendo que devem ir ao mundial 2 equipas (3 elementos), alias é isso que o CPC e a comissão conseguiu de apoio para deslocação das selecções, 2 equipas de 3 elementos, por isso não vejo onde está a celeuma. Alem do mais são os melhores para mim neste momento.

Para terminar o que espera "trazer" do proximo mundial da Austria?

Para já o melhor resultado de sempre, por acréscimo isso poderá quer dizer que teremos conseguido tambem excelentes resultados individualmente.

Dignificar o nosso país e o agility Português. Depois ir ao mundial não é o mesmo que ir a um europeu, a troca de experiencias e a observação ao pormenor de alguns participantes enriquece qualquer um, pertencer ao grupo dos melhores do mundo, ombrear com eles deve ser motivo de orgulho para o seleccionado.

A alegra contagiante, a dinamica e empatia entre as nações presentes faz com que o agility seja um mundo maravilhoso, aconselho a todos a estarem presentes num evento deste nivel e depressa perceberão do que falo.

Obrigado pela entrevista
"OS CÃOGURUS"

Sem comentários:

Enviar um comentário